Projeto Híbrida - Novo fôlego para a MTB 26" - Parte 1

O reinado absoluto das mountain bikes aro 26" chegou ao fim, o aro 29" veio para ficar, eventualmente o 27,5".

Minha KHS Alite 150 ainda é Old School,  de 2010, aro 26", este modelo vinha de fábrica com uma suspensão básica Spinner 300 de 120mm de curso, o que tornava a bicicleta muito alta, e muito agressiva. 

A vida útil do garfo teve fim, apresentado um folga na canela devido ao desgaste, e a má manutenção também, admito. Então, ponderando sobre o que fazer com a bike, se comprava outra suspensão e desembolçar uma grana para uma bike que está com os dias de trilha contados, afinal também quero migrar para o aro 29" em breve. 

Eis que me veio a mente a ideia de transformar esta bike em uma híbrida, e deixá-la mais apta para atender ao perfil urbano, sendo assim uma bike mais funcional para o cotidiano. No futuro, sim, eu parto para uma 29". 

O projeto desta híbrida tem um detalhe curioso, o garfo rígido escolhido foi um garfo para aro 29", desta maneira  a frente da bicicleta não baixou tanto e o ângulo do garfo ficou grande suficiente para manter a estabilidade e manobrabilidade. Esta adaptação de garfo só foi possível pois a bicicleta possui freios à disco.O garfo rígido é da marca Wendy, parecido com o modelo vendido pela FIB, sendo composto de alumínio com espiga em aço carbono. 

Ao desmontar a suspensão ficou claro que a água com o tempo entrou na espiga do garfo com suspensão, criando oxidação. Para atenuar o efeito da oxidação apliquei uma camada de tinta spray na espiga  do novo garfo.


Este procedimento foi bem simples, bastando pegar uma sacola, fazer um furo no fundo e passar a espiga, assim protegendo a coroa e as pernas do garfo durante a pintura.


Não é uma pintura para ficar bonita, somente para proteção da espiga.

Como o cone do rolamento inferior (da coroa) do outro garfo não teve como ser removida, foi preciso adquirir um novo jogo de direção, o que acabou sendo uma melhor escolha. Não removi os copos das esferas que ficam presos no quadro, os antigos ainda estavam bons. Todo o restante foi instalado. 

Este modelo oversize 28,6mm da GTS é barato e confiável, as peças pareceram de boa qualidade, além do mais trata-se de um componente bem simples.

Quando comprei o garfo já pedi para instalar a estrelinha na loja, esta é uma dica que eu dou, pois na loja os mecânicos possuem uma ferramenta especial para esta finalidade. Se esta estrelinha for encaixada torta, dificilmente será removida, e nova estrelinha deverá ser encaixada por cima, mantendo a outra dentro do garfo, isso definitivamente não é legal.

A parte mais esperada deste post, segue abaixo o "antes e depois" da transformação:


Em breve ela estará com pneus slick Pirelli Phantom, que poderão ser conferidos na  Parte 2.

Comentários