Trocando a ferradura da bicicleta

Havia uma folga na caixa de direção, na rosca do garfo standard da Caloi 10, que estava  ocasionando uma assustadora vibração ao frear com o freio dianteiro.  A intenção era reparar este defeito, porém a tentativa causou foi um outro baita dano.
Para apertar a rosca do garfo era necessário tirar a mesa, que estava tampada com um acabamento plástico. Como o cabo de aço do freio dianteiro era muito curto foi preciso tirar o cabo de aço do freio, senão a mesa não sairia do garfo.

Ao desapertar o parafuso do cabo de aço a alça de alumínio trincou. Então, não teve jeito, só comprando outra ferradura para a bike.



A caloi 10 antiga possui aro 27, e por conta disso os freios side-pull (o nome técnico da ferradura) de bicicletas de estrada não são necessariamente compatíveis, já que a distância do furo do garfo ao aro para aro 27 não coincide com aro 700, portanto é preciso atenção durante a compra. A imagem abaixo mostra o freio novo em comparação com o antigo, as dimensões são muito parecidas, porém uma diferença se destaca, o comprimento do parafuso de fixação no garfo.



O novo freio side-pull possuía um parafuso curto demais para atravessar o garfo original da caloi 10, foi preciso um transplante de parafuso do freio velho para o novo.


Com a adaptação concluída, foi feita a instalação seguindo alguns cuidados: o freio side-pull é fixado somente por um único parafuso, e deve ser ajustado com certa folga, senão ele não se movimenta. O detalhe para um bom ajuste é ficar atento às contra porcas. O freio deve ser regulado sem as últimas duas porcas de cada lado, após verificado que o freio está firme e a mola está conseguindo retornar com facilidade, deve-se então prender uma porca de cada lado do parafuso, formando assim uma contra porca que vai garantir que o conjunto não se solte durante o uso.


Aproveitando a visita na loja também comprei conduítes brancos para dar um charme extra, vejam o resultado.

Referências:

The Use of Two Nuts to Prevent Self Loosening - https://www.boltscience.com/pages/twonuts.htm 

Comentários