Mapeando cobertura de celular com a bike


Era uma vez um trabalho da disciplina de "Antenas e Propagação", para quem não sabe eu faço Engenharia Elétrica, o professor solicitou que coletássemos amostras de intensidade de sinal de uma torre de celular, para então elaborar um modelo (uma equação) de decaimento de potência de acordo com a distância até a torre. Essa foi a missão, agora como realizá-la? 

-A resposta tem duas rodas.

Utilizando o site teleco que contém o mapa das torres de celular no país todo de acordo com a operadora, escolhi uma ERB (Estação Rádio Base) próxima da rodovia BR-040. Então com um celular acoplado ao guidão da bike, e o aplicativo G-NetTrack Lite instalado, fui capaz de coletar amostras da intensidade de sinal e obter as coordenadas de cada ponto amostrado. Utilizando processamento a partir de um software escrito por mim em Python, computei as distâncias dos pontos até a ERB, fazendo a correlação entre os pontos e a perda de sinal para criar o modelo pedido (para mais detalhes, baixe o arquivo da apresentação no fim do post). 




 No total, foram cerca de 10Km mapeados, de ruas no bairro Novo Horizonte e um trecho da rodovia, próximo ao Mirante da Br-040. E mais de 2400 pontos adquiridos, sem dúvida o trabalho que mais coletou pontos na turma. O conjunto de dados pode ser visto abaixo, em que é possível ver também o relevo do local como um mapa de cor (quanto mais quente mais alto), e cada circulo colorido é uma medida.

Para os interessados, o link para baixar a apresentação do trabalho é esse:

Comentários