Serra de Humaitá




No distrito de Humaitá (Juiz de Fora) se localiza um monte que se destaca dos demais, no alto dele foi construída uma capela, e anualmente se faz uma celebração no seu cume, em que as pessoas seguem em procissão por trilha a pé ou montadas a cavalo. É possível subir de bicicleta, mas não convém pois a trilha principal é de saibro e a bicicleta afunda as rodas, eu já subi lá há muitos anos atrás, e por conta do terreno foi praticamente empurrando. Desta vez o trajeto foi caminhando, a missão era alocar uma luminária solar no cruzeiro, para decorar o local que é visível de todo povoado do distrito.


Meu pai que já explorou a região outras vezes, queria me mostrar uma gruta que fica mais para dentro da mata, e que passa despercebida da maioria das pessoas que frequentam o local.


Lá do alto é possível ver o distrito de Humaitá ao fundo, e beirando o horizonte se avista o bairro São Pedro e também a região urbana da Zona Norte da cidade, mostrando o quão alto é este cume ( cerca de 980m de altitude). A capela estava decorada com bandeirolas, pois na semana anterior teve uma festividade lá em cima.
 
 



Como dito anteriormente, o objetivo da ida era instalar uma luminária solar, que pudesse ser vista por todos os moradores da região durante à noite. Então caso você passe por lá e veja uma luz verde no topo do morro, já saberá de quem é a autoria. Missão cumprida, só restava descer curtindo a paisagem que em alguns trechos se assemelha ao visual da Serra de Ibitipoca, com suas árvores retorcidas típicas de cerrados de altitude. 







Comentários