Projeto Handbike - Parte 1






Se tem uma outra atividade que me atrai muito, embora eu quase nunca pratique, é remar de caiaque. Estive durante a virada de ano em Brasília-DF, e tive a oportunidade de dar uma volta de caiaque no lago Paranoá,com minha namorada. Foi bem bacana, pois remamos por 5km aproximadamente.  Esse foi o despertar de uma idéia maluca, construir uma bicicleta que se locomova por "remadas", para exercitar os braços.

Fissurado com esta idéia, me pus a pesquisar na internet por inspirações de projeto, e minhas referências foram os triciclos para pessoas paraplégicas, e também as bicicletas reclinadas. Logo de cara, impus a condição, " tem que ser de duas rodas", para manter a sensação do balanço nas curvas. Então meu termo de busca chave no Google foi: Two wheeled handbike.

http://www.pinkbike.com/forum/listcomments/?threadid=30987&pagenum=298#commentid4226547
Handbike de duas rodas, por Kaveh.
Esperava que iria encontrar muitas bicicletas na WEB, e fiquei surpreso por encontrar pouquíssimas. Mas uma das que encontrei me chamou mais atenção, pois estava mais de acordo com minha concepção. Era o modelo feito por um iraniano chamado Kaveh, que encontrei em um fórum, ele tinha fraturado um osso e resolveu construir a handbike para continuar pedalando, ou melhor, "mãodalando" enquanto se recuperava da fratura. O modelo dele pode ser conferido pela página dele no fórum Pinkbike, neste link.

A partir do trabalho do iraniano, comecei a projetar a minha handbike, ele inverteu o quadro para acentuar o ângulo do garfo, a princípio achei esta idéia interessante para a estabilidade da bicicleta, então fiz um primeiro esboço utilizando o software GIMP, para realizar uma montagem fotográfica. 



Fiz o download de uma imagem comercial da bicicleta que usei como base para o projeto, uma simples Braciclo Winner aro 26", ano 2008, que já estava aposentada, típica bicicleta de ir na padaria, que foi minha porta de entrada para o MTB, mas  isso é história para outro post.  O primeiro esboço foi só para ter uma visualização do efeito de inverter o quadro, e de como seria a posição do banco e pedivela. 

Essa abordagem de inverter o quadro apresenta a seguinte falta, o suporte da roda traseiro fica bem mais frágil quando invertido, e a tendência do eixo é escapar para cima, enquanto o quadro tende a escorregar para baixo, a solda entre o stay e o seat tube  também não me pareceu que seria forte o suficiente trabalhando invertida,  pois o tubo do stay afina ao encontrar o seat tube.

Abaixo são apresentados alguns dos componentes principais para execução do projeto, são todas partes que estavam guardadas em casa , aguardando o seu destino .

Guidon e mesa (espiga).

Bicicleta sacrificial, para a retirada do seat tube com a caixa central.

Braciclo Winner disfarçada de Specialized HardRock, pura ousadia.




Com as peças reunidas, o segundo passo foi a destruição construção. Começando extraindo o seat tube junto com a caixa de movimento central da bike azul, que foi retirado para fazer parte do sistema de direção/tração da handbike. Os detalhes da construção ficam para parte 2.

Seat tube extraído, exibido como troféu!



Comentários