Projeto Handbike - Parte 2






A etapa de construção de um primeiro protótipo é sempre cheia de desafios, a mecânica sempre impõe um problema novo para ser solucionado, mas com minha formação em engenharia, já estou acostumado com as peripécias da das leis da Física.

A peça fundamental do projeto é o steer tube, responsável por guiar a bicicleta e também por aguentar toda esforço aplicado ao movimento, pode-se dizer que este é o coração da handbike.

Para implementá-la, foi utilizado o seat tube do quadro azul, do post da parte 1.  A ideia era simples, criar uma mesa ( na minha região chamamos espiga), que só fosse um tubo preso ao garfo, então o seat tube vai preso nessa mesa, de ponta cabeça, e é preso através da própria braçadeira de aperto do canote.


 Esta abordagem, se tornou ineficiente, por mais que pareça a mais simples, por conta da tampa do tubo da mesa, que é móvel e retém o parafuso allen na parte de cima, o steer tube, entrava mas  como o seat tube possui um pequeno estrangulamento no começo, para prender um canote, então quando se montava o conjunto entrava o muito junto na nova mesa, mas quando tentava soltar era uma luta, pois a borda da tampinha da mesa, impedia o tubo da direção de se soltar. No fim das contas, a ideia mais simples não foi a mais eficaz. Até porque a mesa não estava prendendo bem no garfo, provavelmente por conta dos espaçadores que tive que por no parafuso.

Posteriormente esse problema foi solucionado, usando outra mesa, uma que entrasse mais justa no garfo, com marteladas, isso é justo o suficiente. Com ajuda do meu pai, fizemos um furo pelo garfo e espiga para passar um parafuso de retenção, de modo que a mesa não gire em relação ao garfo, nem se solte, escapando por cima.Isso sim funcionou, e todo o conjunto ficou firme desde então.

Foi feita uma emenda de correntes, usando recurso alternativo, pois estou carente de uma chave de corrente, então facão e martelo foram as ferramentas primitivas para tal serviço. Com a corrente posta, foi colocado um passador de marcha traseiro para tensionar e alinhar a corrente.

Para apoiar os pés, inicialmente usei o guidon de alumínio, e o apoiei sobre os suportes de freio do garfo, amarrando com aramemesmo , só para dar uma primeira volta.  Estava pronta a primeira versão funcional ( mas nem tanto) da handbike.

Primeira versão.

Fica assim com algueḿ montado.






Comentários